infarto

Como identificar um infarto?

O infarto do coração é uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo, juntamente com o AVC, câncer, acidente automobilístico e guerras. E ele acontece quando ocorre interrupção de sangue que chega ao coração, através de oclusão desse vaso por placa de gordura.

Em média, 6 horas após a oclusão do vaso, o músculo cardíaco pode morrer de verdade. Antes disso, ele começa a dar sinais de sofrimento e o principal sintoma é a dor no peito, iniciada em repouso, na maioria das vezes localizada no meio do peito, em aperto ou queimação, podendo ser acompanhado de enjôo ou dormência nos braços.

Outro sintoma que não pode ser desvalorizado é a falta de ar, muitas vezes mal definida, repentina, acompanhado de um mal estar geral inespecífico, sintomas esses muito mais comum em mulheres, diabéticos e idosos.

Mas o mais importante de tudo isso é que não se deve atrasar para ir ao hospital quando surgem esses sintomas.Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais rápido é iniciado o tratamento e, com isso, mais músculo cardíaco vivo pode ser salvo, reduzindo a chance de sequela permanente, como insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) crônica.

Dr. Bruno Alencar Fonseca Cardiologista da Blues.

Leia também:

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.