Comunicação

Como potencializar sua comunicação?

A comunicação é fundamental nas nossas vidas e estamos nos comunicando a todo instante e de diversas formas. A palavra comunicação é derivada do latim “communicare”e significa partilhar, participar algo ou tornar comum.

Desde os primórdios da nossa história utilizamos algum tipo de comunicação. É o recurso que utilizamos para interagirmos e nos socializarmos. Engana-se quem acha que apenas quando estou falando é que estou realmente me comunicando.

Um estudo realizado na década de 60 pelo psicólogo irariano e professor da Universidade da Califórnia Albert Mehrabian concluiu que apenas 7% da nossa comunicação é verbal, isto é, através da utilização de palavras sejam elas ditas ou escritas. 93% na nossa comunicação está sendo realizada não verbalmente, através dos nossos gestos, das nossas expressões faciais, do timbre e do volume da nossa fala.

Outro grande especialista na comunicação não – verbal, o antropólogo americano Ray Birdwhistel concluiu em seus estudos que aproximadamente 65% do que comunicamos é não-verbal. E apenas 35% dela correspondem a utilização das palavras.

Se pesquisarmos na internet encontraremos inúmeras publicações questionando esses dados. O mais importante é atentarmos para isso nas nossas conversas e interações. Pois a comunicação não-verbal nos dá diversas pistas sobre o que o outro nos diz. O treinamento dessa habilidade pode trazer ganhos extraordinários na sua forma de comunicar.

O grande estrategista e pai da Administraçaõ Moderna Peter Drucker disse certa vez: “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

Como você tem se comunicado?

Ao conversar com outras pessoas você tem se atentado para esses detalhes?

Portanto para te ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação, seguem 4 dicas para começar a usar a partir de agora.

  1. Esteja presente.Ao interagir com alguém, esteja realmente presente e ouça com atenção. É comum nesse mundo frenético em que vivemos atualmente, estarmos conversando com uma pessoa, mas pensando em outras coisas. Portanto esteja focado na conversa e ouvindo o que ela está comunicando.
  2. Utilize uma linguagem alinhada com o perfil da pessoa com quem está se comunicando.Se estiver conversando com uma pessoa mais simples, utilize palavras também simples. Adapte o seu vocabulário ao dela e evite utilizar termos muito técnicos. Eles são comuns para você mas podem não ser para ela.
  3. Seja empático.Tente sentir o que a outra pessoa está sentindo. Isso te ajudará a interagir melhor e entender com mais clareza o que ela está tentando comunicar.
  4. Deixe seu corpo participar mais da conversa.Agora que sabe da importância da comunicação não-verbal, utilize ela a seu favor. Traga para a sua consciência e utilize os seus gestos e expressões faciais como instrumentos para potencializar sua comunicação.

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