737-720x480

Por que é importante fazer o check-up?

O check-up trata-se de uma avaliação médica periódica, que inclui exames clínico e físico, associada a exames complementares de acordo com faixa etária, sexo e doenças prévias. Mas por que é tão importante fazê-lo?

Doenças do coração continuam sendo a principal causa de morte no mundo, apesar dos avanços nos tratamentos. Isso se dá principalmente pela prevalência de importantes fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial e tabagismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 3/4 das mortes por doença cardiovasculares poderiam ser evitadas com bom controle clínico através do uso correto das medicações e de mudança do estilo de vida com práticas mais saudáveis.

Daí a importância  de políticas de promoção de comportamento baseado em mudança de estilo de vida, que inclui alimentação saudável, prática regular de exercício físico, redução de estresse emocional, redução de peso e interrupção de vícios, além do controle de hipertensão, diabetes e colesterol elevado.

De uma forma em geral, recomenda-se que o check-up seja feito a cada 2 anos em paciente abaixo de 50 anos e anualmente nos pacientes acima de 50 anos. O cardiologista é o especialista mais procurado. Porém, a avaliação deve ser multidisciplinar com presença também de nutricionista, oftalmologista, psicólogo, urologista e educador físico, entre outros.

Dr. Bruno Alencar Fonseca – Cardiologista da Blues.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.