WhatsApp-Image-2019-10-17-at-10.40.05

Transtorno de Ansiedade Generalizado

Ansiedade e preocupações excessivas, intensas e difíceis de interromper, expectativa apreensiva, dificuldade em lidar com incertezas, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades, afetando diretamente sua qualidade de vida, em diferentes atividades do cotidiano, tais como desempenho escolar ou profissional.

A pessoa considera difícil controlar a preocupação. A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas, com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses. Em crianças um item apenas é exigido.

Sintomas:

• Inquietação ou sensação de estar com os nervos á flor da pele;
  • Fatigabilidade, cansaço;
  • Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular;
  • Perturbação do sono, dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto.

A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos, causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas da vida. O transtorno não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substancia ou de uma condição medica geral, nem ocorre de forma exclusiva durante um transtorno do humor, transtorno psicótico ou transtorno global do desenvolvimento.

Diante desses sofrimentos não hesite em procurar ajuda médica e psicológica. Você não está sozinho, existem tratamentos para esse tipo de Transtorno de Ansiedade.

Mateus Soares Ataide Oliveira
Psicólogo da Blues Clinic