oculos_escuro

Cuidados com os olhos no verão

O início do ano é uma boa época para colocar os exames médicos em dia, inclusive o oftalmológico, que deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, e sempre que uma pessoa apresentar baixa de visão, olhos vermelhos, dor ocular, dores de cabeça ou qualquer alteração nos olhos.

No exame oftalmológico é possível detectar catarata, glaucoma, alterações na retina, ceratocone, daltonismo, entre outras doenças, e a necessidade do uso de óculos.

Nessa época do ano, devemos redobrar o cuidado com a exposição solar devido ao maior risco de desenvolvimento de doenças como catarata e DMRI (Doença Macular Relacionada à Idade), consequência de longos anos de exposição prolongada.

De acordo com recente artigo médico publicado na revista Acta Ophthalmologica, em dezembro de 2018, a catarata é atualmente a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo, e um dos seus fatores de risco é a exposição à radiação ultravioleta solar.

Os estudos confirmam a relação da exposição à radiação solar ocupacional em longo prazo com a catarata cortical.

A exposição à luz solar durante a vida profissional é também um importante fator de risco para DMRI. Diante disso, medidas preventivas como usar óculos de sol para minimizar a exposição à luz solar devem começar cedo, para evitar o desenvolvimento da doença no futuro.

Na hora da compra é fundamental saber o nível de proteção UVA e UVB que as lentes oferecem. “Um óculos de sol com lentes de qualidade deve bloquear de 99% a 100% dos raios”, reforça a médica.

Outro cuidado fundamental é nunca olhar diretamente para o sol, devido ao risco de maculopatia solar, uma alteração da mácula (área central da retina) causada pela observação direta do sol por um período de tempo excessivo, como durante um eclipse solar ou num dia normal, sem proteção adequada.

Dra. Luciana Alkmim Rezende Teixeira – Oftalmologista da Blues

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.